terça-feira, 26 de março de 2013

Filhote de pavão nasce em cativeiro no Mangal das Garças, em Belém

segundo veterinários do Mangal, é o primeiro caso no Brasil desde 1960.
Espécie habita locais de solo úmido da Amazônia.
Do G1 PA
Pavãozinho nasceu no borboletário do Mangal das Garças, em Belém (Foto: Everaldo Nascimento/ Agência Pará)Pavãozinho nasceu no borboletário do Mangal das Garças, em Belém (Foto: Everaldo Nascimento/ Agência Pará)
Um filhote de Pavãozinho do Pará, também conhecido como Pavão papa-moscas, nasceu no Mangal das Garças em Belém. A reprodução da espécie foi muito comemorada no mangal, já que os técnicos do local conhecem apenas um relato de nascimento em cativeiro, que aconteceu na década de 1960 no estado do Rio de Janeiro.
O pavãozinho habita partes do México, Agentina, Uruguai e, no Brasil, pode ser encontrado na regiao amazônica em locais de solo úmido, como margens de rios, lagos e igarapés, que são seu habitat natural. A espécie mora no Boboletário do Mangal desde 2009, onde se alimenta de camarão, ração e larvas de besouro.
Cuidados
Quando o ninho foi visto pela primeira vez no Mangal, a equipe que toma conta dos animais tomou uma série de cuidados para que o pavãozinho pudesse nascer, à partir do momento em que o casal foi avistado levando materiais para a construção do ninho no topo de uma árvore. “A primeira iniciativa que nós tivemos foi de proteger a árvore contra os predadores. Também aumentamos a alimentação, isolamos uma área do Borboletário – onde o ninho se encontrava – para evitar o stress do animal e colocamos uma tela de proteção embaixo do ninho para que o filhote não caísse”, revela a veterinária do Parque, Stefânia Miranda.
De acordo com os veterinários, o ninho é feito de fibras, folhas, musgos e raízes. A espécie coloca um ou dois ovos, que são chocados durante cerca de 26 dias. A mãe usa sua plumagem para espantar predadores, emitindo um som semelhante ao de uma cobra, que assusta os roedores que se alimentam de ovos. Enquanto a mãe protege o ninho, o pai busca alimento para o filhote.
Segundo Miranda, o envolvimento da equipe foi essencial para que o animal pudesse nascer. “Foi muito satisfatório ver que o pavãozinho conseguiu sobreviver. O que foi conquistado aqui no Mangal foi quase inédito. Não teríamos conseguido esse feito sem a ajuda de todos – desde a pessoa que projetou o Borboletário até os tratadores, que colocam a comida para os animais”, enfatiza Stefânia Miranda.

Ação humana pode ter extinguido mil espécies de aves em ilhas do Pacífico

Estudo publicado na 'PNAS' levantou dados de 41 ilhas, inclusive no Havaí.
Extinções ocorreram entre 3,5 mil e 700 anos atrás, dizem cientistas.

Do G1, em São Paulo
 
 
Takahe, ave nativa da Nova Zelândia que está ameaçada de extinção  (Foto: Divulgação/Tim Blackburn/"PNAS")Takahe, ave da Nova Zelândia que está ameaçada de extinção (Foto: Divulgação/Tim Blackburn/"PNAS")
A presença humana em ilhas do Oceano Pacífico pode ter levado à extinção de cerca de mil espécies de aves não voadoras, aponta um estudo publicado nesta segunda-feira (25) pela revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
A pesquisa analisou fósseis e dados de 41 ilhas no Pacífico para chegar ao resultado. Dois terços das populações de aves das ilhas do Havaí, Fiji e Samoa, entre outros arquipélagos, foram extintas no período entre a chegada dos primeiros humanos e a colonização europeia, sugere o modelo elaborado pelos cientistas.
As extinções ocorreram principalmente entre 3,5 mil e 700 anos atrás, devido ao desmatamento e à caça predatória realizada pelos humanos. Ilhas do arquipélago de Vanuatu, Tonga e Nova Caledônia também foram analisadas, segundo os pesquisadores.
O estudo foi realizado por cientistas da Universidade do Tennessee, dos EUA; pela Universidade de Camberra, na Austrália; e pela Sociedade de Zoologia de Londres, na Grã-Bretanha, entre outras instituições.
Nova Zelândia
Segundo o estudo, a taxa de extinção de espécies de animais na Nova Zelândia é baixa em comparação com a média das outras ilhas do Pacífico, apesar de o país ser um modelo de como a colonização e a caça destruíram espécies de aves mais recentemente.
A pesquisa aponta que a presença da população humana nativa não foi tão devastadora para a fauna neozelandesa quanto a chegada dos europeus. Após a vinda de populações de ingleses e de outros países da Europa, aves como o takahe, o kakapo e o kiwi passaram a figurar entre as que sofrem risco de extinção.

Ariranha é atração de novo parque


Local temático sobre grandes rios do mundo deve abrir no mês que vem.
Mamífero é uma das 300 espécies que visitantes poderão observar.

Do G1, com informações da AP
 
Uma ariranha é uma das atrações do River Safari, um novo complexo montado em Cingapura para abrigar 5 mil espécimes de animais de 300 espécies diferentes vindos de 8 rios icônicos de todo o mundo: Mississipi, Nilo, Mekong, Congo, Ganges, Murray, Yangtzé e Amazonas. O parque vai abrir para o público em abril, mas a parte que recria o ambiente amazônico só deverá ficar pronta mais para o final do ano, de acordo com o site do local.
Futuramente, os visitantes poderão passear em um barco em meio a plantas e animais da Amazônia instalados no país asiático.
  •  
Ariranha nada no River Safari (Foto: AP)Ariranha no River Safari, em Cingapura (Foto: AP)

Ariranha nada no River Safari (Foto: AP)Ariranha nada no River Safari (Foto: AP)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Filhote de lontra resgatado no Alasca vira atração de aquário canadense

Aquário lançou votação para escolher nome da lontra.
Visitantes podem escolher o nome entre três opções sugeridas.

Do G1, em São Paulo
 
 
 
Um filhote de lontra que foi resgatado após ser encontrado abandonado no Alasca virou atração de um aquário em Vancouver, no Canadá. O aquário lançou uma votação pública para escolher um nome para a fêmea de sete meses de idade. Os visitantes podem escolher o nome entre três opções (Susitna, Katmai ou Glacier) sugeridas pelo aquário.
Fêmea de sete meses foi resgatada no Alasca (Foto: Darryl Dyck/Canadian Press/AP)Fêmea de sete meses foi resgatada no Alasca (Foto: Darryl Dyck/Canadian Press/AP)
  •  
Aquário lançou votação para escolher nome da lontra (Foto: Darryl Dyck/Canadian Press/AP)Aquário lançou votação para escolher nome da lontra (Foto: Darryl Dyck/Canadian Press/AP)

Parque indiano registra 13 rinocerontes mortos em 2013

No sábado, animal foi achado morto no Parque Nacional de Kaziranga.
Rinocerontes sofrem com caça ilegal por causa de seus chifres valiosos.

Do G1, em São Paulo
 
 
Treze rinocerontes foram mortos apenas neste ano por caçadores no Parque Nacional de Kaziranga, na Índia.
Rinoceronto foi encontrado morto no sábado (Foto: AFP)Rinoceronte foi encontrado morto no sábado (Foto: AFP)
O último deles foi encontrado no sábado (23) por agentes florestais. A carcaça foi achada por um grupo de patrulhamento sem seus chifres. Além disso, parte da pele do animal havia sido retirada.
Os rinocerontes sofrem com a caça ilegal por causa de seus chifres valiosos. As peças são vendidas a preço de ouro no mercado negro da Ásia, onde se acredita que tenham propriedades médicas especiais.
Um dos destinos dos chifres retirados é o mercado negro no Vietnã, onde eles são usados com pretensas finalidades médicas.
Segundo um relatório de organizações ambientalistas, consumidores vietnamitas pagam altos valores por remédios feitos de chifre de rinoceronte, com a ideia de que eles podem curar vários tipos de doenças.
África
Na África do Sul, 668 rinocerontes foram abatidos em 2012, um aumento de 50% do total de 448 animais mortos em 2011. O número é o maior já registrado no país, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
Mais de 60% dos rinocerontes foram caçados ilegalmente no Parque Kruger, na fronteira com Moçambique. A matança atingiu proporções dramáticas nos últimos anos, passando de 13 animais mortos em 2007 para 333 em 2010, e mais que o dobro em 2012.

Qualidade de rios em nove estados está ruim ou regular, aponta estudo

Avaliação foi feita por ONG em 30 rios, córregos e um açude do Brasil.
Nesta sexta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo
 
 
Rios e córregos     
       Município

Qualidade
Rio ItanháemItanhaem (SP)Regular
Rio Santo AmaroGuarujá (SP)Regular
Córrego OuteiroSão Sebastião (SP)Ruim
Rio UnaCabo Frio (RJ)Regular
Rio CapivariSilva Jardim (RJ)Regular
Rio BengalasNova Friburgo (RJ)Regular
Rio PaquequerTeresópolis (RJ)Ruim
Rio GrandeRio de Janeiro (RJ)Ruim
Rio dos MacacosRio de Janeiro (RJ)Regular
Rio Paraíba do SulVolta Redonda (RJ)Ruim
Rio CubatãoCubatão (SP)Ruim
Córrego dos CubasGuarulhos (SP)Regular
Rio BussocabaOsasco (SP)Ruim
Rio dos MacacosRio de Janeiro (RJ)Regular
Rio CocóFortaleza (CE)Regular
Rio MaranguapinhoFortaleza (CE)Regular
Rio PotengiNatal (RN)Regular
Rio PitimbuNatal (RN)Ruim
Rio SanhauáJoão Pessoa (PB)Regular
Rio CuiáJoão Pessoa (PB)Regular
Rio CapibaribeRecife (PE)Ruim
Açude do PrataRecife (PE)Regular
Rio SalgadinhoMaceió (AL)Ruim
Rio PratagyMaceió (AL)Regular
Rio PoximAracaju (SE)Regular
Rio Vaza-BarrisAracaju (SE)Regular
Rio BuranhémPorto Seguro (BA)Regular
Rio da VilaPorto Seguro (BA)Regular
Rio JaguaribeSalvador (BA)Regular
Rio PituaçuSalvador (BA)Regular
Avaliação feita em 30 rios, córregos e um açude, distribuídos por nove estados, indica que a qualidade da água de 70% dos locais analisados é regular e os 30% restantes tem nível ruim.

Nenhum dos pontos de coleta conseguiu a soma necessária para alcançar os níveis bom ou ótimo, de acordo com a análise feita pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica, divulgada na véspera do Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22).
De acordo com a ONG, 27 rios, dois córregos e um açude foram analisados entre janeiro e dezembro do ano passado em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe. Destes corpos d’água, 26 foram verificados pela primeira vez.
Segundo o estudo, nove rios tiveram a qualidade da água classificada como ruim.
Entre eles está o trecho do Paraíba do Sul que passa por Volta Redonda (RJ), o Capibaribe, no Recife, e o Cubatão, localizado na cidade de mesmo nome, na Baixada Santista (SP).
Entre os que foram classificados com a qualidade regular estão os rios Jaguaribe, em Salvador (BA), Macacos, no Rio de Janeiro (RJ), Potengi, em Natal (RN) e Maranguapinho, em Fortaleza (CE).
As análises que melhor tiveram resultado foram as do Rio Vaza-Barris, em Aracajú (SE) e do Rio Pratagy, em Maceió (AL) -- apesar de terem sido classificadas como regulares.
Segundo Malu Ribeiro, coordenadora do Programa Rede das Águas, o monitoramento indica que os rios das grandes cidades brasileiras estão com “a qualidade bem longe do ideal” e serve de alerta para que “as pessoas fiquem atentas e cobrem do poder público ações para transformar essa realidade”.

Qualidade das águas no Brasil
Apesar do desenvolvimento do país e enriquecimento da população, o Brasil ainda não conseguiu alcançar 100% da coleta de esgoto, principal causador de poluição hídrica no país.

De acordo com o relatório “Conjuntura dos Recursos Hídricos”, divulgado em 2011 pela Agência Nacional de Águas (ANA), o país coleta 56,6% do esgoto doméstico urbano.

Entretanto, apenas 34% deste volume passa por tratamento. Além deste problema, não existe ainda uma rede integrada de monitoramento da qualidade das águas.

Segundo a ANA, em nove estados ainda não existem quaisquer pontos de medição de possíveis alterações. Além dos sete estados da região Norte, Santa Catarina e Maranhão não verificam os dados.

O governo prevê para 2015 uma integração de dados sobre a qualidade da água que vai possibilitar a verificação de 4.400 pontos de coleta instalados em rios, nascentes e reservatórios.

Investimentos
Nesta quinta-feira (21), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou que serão liberados R$ 100 milhões ao longo de cinco anos para ajudar os estados a adotarem medidas para gestão de seus recursos hídricos.

O objetivo, disse a ministra, é incentivar o fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos, “desde sofisticar a medição e a qualidade de dados, como contratar gente, ajudar os estados a contratar pessoal especializado”.
Segundo informou o presidente da ANA, Vicente Andreu, os recursos serão disponibilizados mediante o cumprimento de metas por parte do estado. “A ideia é construir um sistema nacional para a governança eficaz dos recursos hídricos que garanta a oferta de água em quantidade e qualidade, no futuro, em todo o território nacional”, comentou.

Águas subterrâneas
Existe ainda a preocupação com as águas subterrâneas, que começaram a ser analisadas devido ao risco de contaminação por esgoto não tratado e resíduos industriais.

Em 2011, a União liberou R$ 15 milhões para que investigações e testes fossem feitos em bacias como a rio Amazonas, no Norte, e São Francisco, no Nordeste. Os estudos ainda não foram concluídos.

Segundo a ANA, a expansão das cidades, com mais indústrias e bairros, muitas vezes sem infraestrutura de saneamento básico, pode já ter causado a contaminação do solo de reservatórios naturais, mesmo aqueles localizados a uma profundidade que varia de 80 metros a 1.000 metros de profundidade.
Rio Pratagy, em Maceió (AL) foi considerado regular pela análise feita pela ONG SOS Mata Atlântica (Foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica)Rio Pratagy, em Maceió (AL) foi considerado regular pela análise feita pela ONG SOS Mata Atlântica (Foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica)

terça-feira, 19 de março de 2013

PRESENTE DE SÃO JOSÉ VEM EM FORMA DE CHUVAS EM JARDIM DE PIRANHAS E REGIÃO.

CONFIRAM O RESULTADO DAS CHUVAS EM JARDIM DE PIRANHAS E MUNICÍPIOS.
AMPARO: 130mm
ASSEMBLÉIA: 73mm
BAIRRO EMBOCA; 76mm
FAZENDA NOVA: 100mm (SANGROU O AÇUDE DE ZÉ GERALDO DUTRA.)
FAZENDA DE ZEZÃO: 100mm
FAZENDA TRÊS RIACHOS: 104mm
SÍTIO CRUZ :45mm
OLHO D,ÁGUA : 85mm
TIMBAUBINHA : 110mm
LOGRADOURO :120mm
CENTRO DE JARDIM DE PIRANHAS : 83mm
TECELAGEM DE BEBÉ GERMANO : 95mm

quarta-feira, 13 de março de 2013

Seca: Rio Piranhas está quase apartando

rio piranhas 
Diminui assustadoramente o volume de água do Rio Piranhas que corta os municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu e despeja suas águas na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assu. A água é tão pouca que o rio está quase apartando. Em Jucurutu a água quase não chega e preocupa, principalmente, o produtor rural. As comportas do complexo Coremas/Mãe D’água (PB) que abastece o rio estão sendo fechadas. O deputado Nelter Queiroz já cobrou providência ao secretário de recursos hídricos Gilberto Jarles. É preciso que haja um contato urgente com o governo da Paraíba na tentativa de solucionar o problema. O açude Coremas fica lá, mas não implica dizer que a água também não é nossa. A água pertence a federação, afirma o deputado Nelter Queiroz.
Fonte: Robson Pires 

terça-feira, 12 de março de 2013

TEMPOS DE VACAS MAGRAS NO SERTÃO


Jair Eloi de Souza*
A alma do sertanejo está solitária. A iminente reiterativa e continuidade da seca nos sertões do Seridó, traz dessasossego para o homem deste rincão do semi-árido potiguar. Já estamos transpondo o verão, as águas de março mudaram de azimute, cortaram caminho para o sul do Piauí, as empenas do Centro-0este para o Sudeste são um lagamar só. Os nimbos-cúmulos não deram as caras. Chuvisco coado tocando seco na pele, só é o que se vê. Mortandade à vista. A ausência de chuvas regulares no cinzento alcança um período de 20 meses, somando-se 2011, 2012 e o trimestre do corrente ano.
A asa branca com banzo no catingote fechado, reclusa sai apenas para cruzar os céus a procura de algum sobejo d`água lacustre. Os bandos de arribaçãs nos carrascais faveleiros entre Jardim do Seridó e Caicó, já não são avistados. A acauã continua misteriosa, canto sutil, pesaroso. A última vez que a vi, limpando a poeira da penugem gasta, foi na hora vesperal do carnaval. Tinha tirado a primeira madorna nos alpendres da Fazenda Três Riachos, mundaréu estorricado de Elídio Queiroz. Estava escoteiro, à moda Robson Crusoé, tirando roçoi de relâmpago que navegava nas empenas da Serra de João do Vale, e a escutei por pouco tempo, depois calara, a chuva naquela noite não veio, foi uma decepção coletiva e amarga.
O Sertão é uma mudez só. Canto de anum choco, arrulho de juriti, eco compassado de carão ribeirinho, coaxar de sapo em barreiro, pio de nambu espanta-boiada na hora vesperal, lamentação chorosa da mãe-da-lua, nada disso se ouve. Até a cruviana madrugadenha arribou, em seu lugar um mormaço voraz toma conta do pedaço, abraça o quebrar-da-barra que traz um cênico de pincelada vermelha, uma queima fosfórica de arrepiar cristão.
A morte é a única vocação do livre pensar do homem  no país dos nordestinos. Aliás, de bem dizer, este é um penitente mecânico, foi-se sua esperança, o seu espírito, sua alma, seu encanto pelas coisas. Antes um forte na máxima popular, hoje, tornou-se uma mera silhueta de magrenha em osso descarnado. Falamos da morte das criações, dos plumados que gorjeiam no seio da mãe natureza, dos filetes da grota sutil, das abelhas que beijam amorosamente a rima das bromélias, o poema floral dos mussambês, a melodia das cascatas nas  manhãs do abril chuvoso em ano bom. O campônio do meu sertão, nessa era de estreiteza de chuvas, é um carreiro de vista embaçada pela neblina da incerteza, sua mente é partilhada entre o gemido das cantadeiras do velho carro de boi e o contar das costelas afloradas daqueles que arrastam o veículo atulhado de cardeiros fumegados.
E os homens do poder? Ah!...Os homens do mando político, sim senhor. Retretas de manhã, tarde e noite, sob o olhar raposado do sitiante que os escuta pelas microfonias das rádios à distância. Tempo de paciência, o gado morrendo, filas imensas para comprar um saco de milho a preço de caviar. Aliás, merece dar a informação: grãos nobres, vindo do centro-oeste, terras distantes. As terras de baixios massapesadas e vizinhas ao grande lago Arrmando Gonçalves, não servem para produzir emergencialmente em apenas 70 dias, o volumoso composto de grãos, do caule e da palha. Em lugar dessa providência, preferem produzir com exclusividade, 80% (oitenta por cento) do melão, serve ao gringo, europeu, japonês, entram divisas, o manuseio e destinação das cifras é mais arejada.
A destruição da cadeia produtiva em sede da produção de leite, carne, e salvação do pouco que resta do rebanho, a última cidadela no cinzento a ofertar dignidade laboral ao homem sitiante, não desperta visibilidade aos alcaides detentores da soberania eleitoral. Que pena, meu sertão não era assim.
*É Professor de direito e Secretário Municipal do Meio Ambiente de J. de Piranhas.

Polícia apreende quelônios de grande porte e 350kg de pirarucu, no AM

Animais foram apreendidos em um barco no porto da Manaus Moderna.
Proprietário de barco foi preso em flagrante por transporte ilegal de animais.

Eliena Monteiro Do G1 AM
 
Quelônios e pirarucu chegaram em uma embarcação na Manaus Maderna (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)Quelônios e pirarucu chegaram em uma embarcação na Manaus Maderna (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)
Após denúncia, policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental apreenderam cerca de 350kg de pirarucu salgado e 15 quelônios de grande porte em uma embarcação próximo à feira da Manaus Moderna, localizada no Centro da cidade, nesta segunda-feira (11). Os animais e o pescado, que saíram de Tapauá, a 449 km da capital, foram apreendidos por volta das 15h30.
O proprietário da embarcação foi preso em flagrante. De acordo com o tenente Daniel Abreu, o homem alegou que apenas transportava a mercadoria. "Ele foi preso pelo transporte ilegal de pirarucu, que está com a pesca proibida permanente, e dos quelônios, que estão na lista de animais ameaçados de extinção", disse.
 

Segundo o tenente, a mercadoria abasteceria feiras da capital esta semana. "Os produtos seriam entregues hoje e comercializados amanhã. Um dos pontos de recepção do material seria a Feira da Panair", disse.
Abreu informou que os quelônios apreendidos são de grande porte. "Há nove tartarugas que medem cerca de um metro", afirmou.
O pescado será encaminhado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), situada na sede da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. Após as providências legais, o peixe será doado a instituições sem fins lucrativos.
Após avaliação de veterinários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os quelônios deverão ser reintroduzidos à natureza. "Amanhã mesmo vamos soltá-los em uma região do rio Negro", disse o tenente Abreu.
Denúncias
A apreensão do pirarucu e dos quelônios foi motivada por uma denúncia anônima. "Pedimos que a população ligue para o 190, informando o local onde está acontecendo a irregularidade e sobre os animais que estão sendo transportados", solicitou o tenente.
Segundo o Batalhão Ambiental, os animais e o pescado seriam comercializados em feiras de Manaus esta semana (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)Segundo o Batalhão Ambiental, os animais e o pescado seriam comercializados em feiras de Manaus esta semana (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)

Jardim de Piranhas fecha parceria com o Proerd

O município de Jardim de Piranhas entrou na luta contra as drogas. Nesta segunda-feira, 11, o prefeito Elídio Queiroz e a secretária de educação Ália Eine de Queiroz Damásio se reuniram com o gerente da Equipe Educação e Prevenção do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Valdemir Soares, para acertar a implantação do trabalho educativo no município.
De acordo com o que ficou acertado, a coordenação regional do Proerd virá fazer o lançamento oficial do programa no próximo dia 21 às 09h30, para toda a comunidade escolar. A proposta é desenvolver as ações educativas em cinco turmas de 5° ano da zona urbana, atendendo, inicialmente 200 alunos.
O Proerd tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente, o Programa está presente nos cinquenta estados americanos e em cinquenta e oito países. No Brasil, ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que, desde 2002, se encontra em todos os Estados brasileiros. Para saber mais sobre o Programa acesse o link: http://www.proerd.rn.gov.br

segunda-feira, 4 de março de 2013

LAVADEIRAS DE ROUPAS, ESQUECERAM ISTO AI OU DEIXARAM DE PROPÓSITO?



TEIMOSIA E AGRESSÃO AO RIO PIRANHAS.

É lamentável ver esta cena acontecer no RioPiranhas, principalmente depois de muitas campanhas buscando concientizar a população de Jardim de Piranhas, que lugar de estacionar e lavar carros e motos tem que ser em um estacionamento fora do rio ou em um posto de lavagem.
Mas como vocês podem verem nas fotos, ainda existem pessoas que ignoram esta ordem e que mesmo vendo as correntes impedindo a passagem, desce do carro, tiram as correntes e estacionam dentro do rio, quando falamos que isto não pode acontecer, não estamos brincando, estamos abrindo os olhos da população para que mais tarde não venham passarem por problemas e penalizações futuras, só para deixar bem claro é bom saber, que ja existe várias placas de carros e motos arquivadas em nosso sistema, não estamos brincando de sec. de meio ambiente estamos exercendo o nosso papel e trabalhando para manter a ordem no diz respeito ao meio ambiente, de modo especial o Rio Piranhas.
FOTOS: VITO D, LUCK

Começa hoje no CRAS de Jardim de Piranhas a Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Começa hoje no CRAS de Jardim de Piranhas a Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher


PROGRAMAÇÃO


Segunda feira 04/03/13


19:00hs Acolhimento

19:30 Palestra com a Assessoria Jurídica do Município.

Convidados: Nicodemos Victor Dantas da Cunha

20:30 Coquetel


Terça feira 05/03/13


19:00 Acolhimento

19:30 Palestra: Saúde da mulher – Programas da saúde.

Convidada: Narjara Cristina Figuerêdo (enfermeira)

20:30 coffe break


Quarta feira 06/03/13


19:00 Acolhimento

19:30 palestra: Enfrentamento da violência contra a mulher.

Convidada: Dr. Dulcinéia (Delegada da delegacia da mulher de Caicó)

20:30 coffe break


Quinta feira 07/03/13


19:00 Acolhimento

19:30 Palestra: Saúde da mulher – Alimentação.

Convidados: Sarah Judith Batista Teixeira (nutricionista)

21:00: coffe break


Sexta feira 08/03/13


13:00 as 17:00 Tarde da Beleza

Convidados (as): Ellen Carla (cabelereira), Vanessa Murielly (cabelereira), Vanessa (cabelereira) e Isaac (cabelereiro)

Atividades: Corte de cabelo e escova

19:30 Leitura de mensagens para a mulher (encerramento)

Convidado (a): Milagres e equipe do CRAS

20:00  jantar